Prefeitura
Cópia de Documentos/Certidão de Inteiro Teor
O que é?
Cópias de processos e demais protocolos administrativos que se encontrem sob a gestão e guarda dos Órgãos da Prefeitura de Curitiba, podem ser solicitadas pelos interessados via Processo Eletrônico de Curitiba, de computador, tablet ou celular (smartphone).
FAÇA AQUI SUA SOLICITAÇÃO PELO PROCEC, a partir do assunto "Inteiro Teor".
Como se cadastrar no PROCEC?
No primeiro acesso ao PROCEC, o usuário deve escolher a opção "Cadastro novo? Clique aqui ", para registrar seu “login” e a “senha”, que vai utilizar das próximas vezes; e seguir as orientações da ferramenta.
Também é possível acompanhar o trâmite do protocolo pela internet.
Onde autenticar cópias?
Além de ter acesso a cópias de documentos, em especial as de inteiro teor, o interessado conta com uma plataforma (link da página, abaixo) para verificar sua autenticidade. A validação do documento pode ser confirmada também pelo QR Code que consta da página complementar do documento fornecido.
Nestas condições, as cópias podem ser apresentadas, quando exigidas, em cartórios, em procedimentos judiciais e outras situações semelhantes.
VERIFIQUE AQUI A AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS
Onde registrar pedido?
O atendimento presencial para registrar seu pedido está disponível nas Unidade de Protocolo que funcionam nas 10 Administrações Regionais da cidade.
Quais os documentos necessários?
Nos dois casos são exigidos:
- Requerimento devidamente preenchido com os dados legíveis (em letra de forma) do solicitante
- Documento de identidade atualizado, com foto (RG, CNH ou Passaporte)
- CPF
Quais os documentos necessários quando o protocolo é aberto por terceiros?
- Quando o pedido for protocolado por terceiros, devem ser apresentados:
- Procuração
- Cópia do Estatuto ou do Contrato Social (última alteração contratual)
- RG e CPF ou CNH do proprietário, representante legal da empresa e do representado
Importante: Como as solicitações de cópias tratam de protocolos com conteúdos diversos, cabe ao respectivo Órgão de origem definir quais outros documentos são necessários para comprovar a legitimidade do pedido ou para atender à norma especifica.
São cobradas taxas pela cópia?
O valor para ressarcimento dos materiais utilizados na reprodução dos documentos será cobrado por meio de Guia de Recolhimento Municipal.
É o que prevê o Decreto Municipal n.º 1929/2024, em Taxa de Expediente, página 10.
Como serão disponibilizadas as cópias?
As cópias serão disponibilizadas de forma eletrônica, por e-mail, ou de modo impresso, de acordo com manifestação do interessado. Caso faça opção por receber o material por e-mail, informar dois endereços eletrônicos.
Atenção! O preenchimento incorreto ou ilegível dos dados impedirá o atendimento.
Quais os prazos para atendimento?
O prazo é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias mediante justificativa expressa?
Como consultar o andamento do serviço solicitado?
O solicitante pode acompanhar seu pedido via PROCEC.
Dúvidas?
Saiba mais sobre o PROCEC (como fazer uso da ferramenta) acessando a página que trata do assunto: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739.
Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.